Objetivos
Conhecer o que é a demência e o seu curso e qual o papel do psicólogo ao longo do processo de rastreio, avaliação, intervenção e gestão da doença relativamente ao paciente e os seus cuidadores familiares. OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Compreender a demência tendo em consideração a fase do ciclo de vida em que o seu diagnóstico é mais comum
Conhecer os dados globais de prevalência e incidência da demência e o que faz dela uma prioridade de saúde pública
Conhecer o papel do psicólogo no trabalho com pessoas mais velhas, designadamente nas situações de demência
Compreender o que é a demência e identificar os seus principais subtipos: demência devida a doença de Alzheimer; demência vascular, demência devida à doença dos Corpos de Lewy; demência frontotemporal, entre outras
Identificar os critérios clínicos da demência de acordo com a DSM-5, o CID1-10 e a NINDCS-ADRDA, bem como os principais diagnósticos diferenciais
Descrever o desenvolvimento e curso da demência e os sinais/sintomas psicológicos e comportamentais que lhe estão associados
Compreender as repercussões da demência na pessoa e nas suas relações com os outros, nomeadamente a nível da autonomia, independência e necessidade de cuidados formais e informais
Conhecer os aspectos éticos inerentes à acção do psicólogo na abordagem da pessoa com demência
Conhecer os principais instrumentos de rastreio e avaliação disponíveis e mais frequentemente utilizados na prática clínica
Conhecer as principais intervenções farmacológicas e não farmacológicas com evidência empírica
Enquadramento
Constança Paúl (Autoria)Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia de Ciências da Educação da Universidade do Porto (1981) e doutorada em Ciências Biomédicas, especialidade de Psicologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (1992) onde é Professora Catedrática de Psicologia, Diretora do Dpt de Ciências do Comportamento e do - Centro de Atendimento 50+ (CA50+) no ICBAS.UP. Coordena o Programa Doutoral em Gerontologia e Geriatria (ICBAS-UP e UA). Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicogerontologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, assume atualmente o cargo de Presidente da divisão 7 da GeroPsicologia da Associação Internacional de Psicologia Aplicada - IAAP, Investigadora Principal do Grupo de Investigação AgeingC do CINTESIS, Universidade do Porto, é consultora de diversos projetos de investigação científica nacionais e internacionais, destacando-se no presente o projeto Necessidades de Cuidados a Pessoas com Demência, projecto CuiDem – Cuidados para a Demência (DGS) e projeto Active Advice (AAL, FCT) integrando a European Research Partnership, em envelhecimento ativo e saudável, EIP-AHA da União Europeia. A produção científica de artigos internacionais pode ser consultada em: orcid.org/0000-0002-9214-7805
Oscar Ribeiro (Autoria)
Licenciado em Psicologia pela Universidade do Minho e doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicogerontologia pela OPP. Docente em várias instituições do Ensino Superior (ISSSP, DEP.UA, ICBAS.UP). Membro Integrado do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS). Compatibiliza a sua atividade docente e de investigação com a prática clinica com população adulta e idosa.
Pedro Machado Santos (Autoria)
Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Mestrado em Gerontologia Social: Qualidade de Serviços Gerontológicos, Faculdade de Psicologia da Universidade Autónoma de Madrid. Doutoramento em Ciências Biomédicas, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP). Especialista em Psicologia Clínica, com especialidades avançadas em Psicogerontologia e Neuropsicologia, pela OPP. Membro do Grupo de Trabalho em Psicogerontologia da OPP. Investigador do ICBAS/CINTESIS - Center for Health Technology and Services Research. Colabora actualmente com diferentes projectos de investigação e instituições, ao nível nacional e internacional, no âmbito da avaliação, intervenção e prevenção de perturbações neurocognitivas.
Maria João Azevedo (Autoria)
Licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho e Doutorada em Gerontologia e Geriatria pela Universidade do Porto e Universidade de Aveiro. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicogerontologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Coordenadora do projecto CuiDem – Cuidados para a demência, na Associação CASO50+ (Centro de Atendimento e Serviços 50+). Psicóloga no CA50+ (ICBAS.UP) e Coordenadora do Centro Distrital do Porto do projecto MentHA (CA50+, ICBAS.UP). Membro integrado do Grupo de Investigação AgeingC – Ageing Cluster, do CINTESIS, Universidade do Porto e investigadora na UNIFAI desde 2006, destacando-se a participação no projeto Necessidades de Cuidados a Pessoas com Demência.
Susana Sousa (Autoria)
Licenciada em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde –Norte e doutoranda no Doutoramento em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicogerontologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Psicóloga Clínica no CA50+ (ICBAS.UP) e técnica superior no Departamento de Ciências do Comportamento do ICBAS.UP. Investigadora do Grupo de Investigação AgeingC – Ageing Cluster, do CINTESIS, Universidade do Porto e investigadora da UNIFAI.
Material de Apoio / Metodologias
O curso será realizado totalmente a distância, sendo constituído por sessões síncronas e assíncronas. Os formandos deverão acompanhar e completar os recursos pedagógicos disponibilizados, bem como participar nas sessões síncronas. Nestas sessões síncronas serão propostas actividades que complementam o trabalho realizado nos momentos assíncronos. Para participar basta que tenha acesso a um computador com internet.
Esta metodologia formativa, assente numa variedade de actividades que enriquecem a experiência formativa e facilitam o processo de aprendizagem, baseia-se nos seguintes vectores:
- Aprendizagem autónoma, onde o formando constrói o seu conhecimento e reflecte sobre as aprendizagens e objectivos consolidados.
- Aprendizagem colaborativa, através da partilha e troca de experiências entre o grupo (formandos/formadores/tutores) e de opiniões relativamente aos casos discutidos.
- Acompanhamento contínuo, a partir de um modelo sequencial de formação, mas também através da presença contínua dos formadores/tutores que acompanham o processo de aprendizagem.
- Aprendizagem ativa, através das actividades práticas, tais como a realização de exercícios e discussão de casos reais.
O limite máximo de faltas permitido por acção de formação é de 10% do número total de horas de formação síncrona estipuladas no cronograma da formação; ultrapassado o limite indicado de faltas é determinada falta de aproveitamento e consequente cessação da relação contratual por incumprimento.
Conteúdos programáticos
Módulo 0 - Introdução ao Curso (1h)- Apresentação dos objectivos e estrutura do curso
Módulo 1 - Introdução Teórica (3h)
- Envelhecimento e Demências: Dados Epidemiológicos (prevalência e incidência)
- Envelhecimento Normal e Patológico
- As Demências no Contexto Português: Problemática e Respostas
- O Psicólogo no Trabalho com os Mais Velhos (guidelines de actuação)
Módulo 2 - Demências: Critérios Clínicos, Subtipos e Evolução (3h)
- Critérios Clínicos da Demência
- Características da Demência: Subtipos, Evolução Sintomática, Comorbilidades, Factores de Risco e Prognóstico, Diagnóstico Diferencial, SCPDs
Módulo 3 - Actuação do Psicólogo nas Demências (13)
- Introdução à Avaliação e Intervenção nas Demências
- O Rastreio Cognitivo
- Avaliação (Neuro)psicológica nas Demências
- Intervenção nas Demências
Sessões Síncronas (10h)
- Compreender a demência tendo em consideração a fase do ciclo de vida em que o seu diagnóstico é mais comum
- Conhecer os dados globais de prevalência e incidência da demência e o que faz dela uma prioridade de saúde pública
- Conhecer o papel do psicólogo no trabalho com pessoas mais velhas, designadamente nas situações de demência
- Compreender o que é a demência e identificar os seus principais subtipos: demência devida a doença de Alzheimer; demência vascular, demência devida à doença dos Corpos de Lewy; demência frontotemporal, entre outras
- Identificar os critérios clínicos da demência de acordo com a DSM-5, o CID1-10 e a NINDCS-ADRDA, bem como os principais diagnósticos diferenciais
- Descrever o desenvolvimento e curso da demência e os sinais/sintomas psicológicos e comportamentais que lhe estão associados
- Compreender as repercussões da demência na pessoa e nas suas relações com os outros, nomeadamente a nível da autonomia, independência e necessidade de cuidados formais e informais
- Conhecer os aspectos éticos inerentes à acção do psicólogo na abordagem da pessoa com demência
- Conhecer os principais instrumentos de rastreio e avaliação disponíveis e mais frequentemente utilizados na prática clínica
- Conhecer as principais intervenções farmacológicas e não farmacológicas com evidência empírica
Áreas de especialidade e Créditos
Este curso está acreditado para as Áreas de Formação/Especialidades Gerais da Psicologia Clinica e da Saúde, assim como para as Especialidades Avançadas de Psicogerontologia e Neuropsicologia.Número de Créditos: 15