Objectives
Este é um curso que visa dotar os participantes de conhecimentos sobre métodos de avaliação de efetividade em intervenção psicológica. OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Sensibilizar para a importância de utilização de práticas baseadas na evidência científica
Capacitar para a avaliação de efectividade de actividades clínicas, educacionais ou organizacionais na área da psicologia
Capacitar para a avaliação de custo-efectividade de actividades clínicas, educacionais ou organizacionais na área da psicologia
Guidelines
Osvaldo Santos (Autoria)Psicólogo clínico e da saúde, assistente convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), onde lecciona sobre diversos temas da psicologia da saúde e de métodos de investigação aplicada a diferentes áreas da saúde e da epidemiologia. É também investigador do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública e do Instituto de Saúde Ambiental, ambos da FMUL. Entre 2008 e 2012, foi coordenador científico do Observatório Nacional da Obesidade e do Controlo do Peso. Tem liderado vários projectos científicos, nomeadamente de âmbito internacional, em diferentes áreas da epidemiologia, psicologia da saúde e saúde ambiental. É autor de aproximadamente 50 artigos científicos. As suas principais áreas de interesse científico são: adesão terapêutica, modificação comportamental e formação de hábitos de saúde, qualidade de vida relacionada com a saúde, comportamento alimentar e obesidade.
Support Material / Methodologies
O curso será realizado totalmente a distância, devendo os formandos acompanhar e completar os recursos pedagógicos disponibilizados. A este período formativo estão associadas 30 horas de formação, num horário flexível e ajustado à sua disponibilidade. Para participar basta que tenha acesso a um computador com internet.As actividades a realizar passam pelo estudo dos conteúdos multimédia, pela realização de exercícios que são propostos ao longo do conteúdo e participação nas sessões síncronas.
Esta metodologia formativa, assente numa variedade de actividades que enriquecem a experiência formativa e facilitam o processo de aprendizagem, baseia-se nos seguintes vectores:
- Aprendizagem autónoma, onde o formando constrói o seu conhecimento e reflecte sobre as aprendizagens e objectivos consolidados.
- Aprendizagem colaborativa, através da partilha e troca de experiências entre o grupo (formandos/formadores/tutores).
- Acompanhamento contínuo, a partir de um modelo sequencial de formação, mas também através da presença contínua dos formadores/tutores que acompanham o processo de aprendizagem.
- Actividades práticas, tais como a realização de exercícios
O limite máximo de faltas permitido por acção de formação é de 10% do número total de horas de formação síncrona estipuladas no cronograma da formação; ultrapassado o limite indicado de faltas é determinada falta de aproveitamento e consequente cessação da relação contratual por incumprimento.
Programmatic content
Módulo 0 - Introdução ao Curso (1h)- Apresentação dos objectivos e estrutura do curso
Módulo 1 - Quando e O que avaliar? (1h)
- Compreender os princípios gerais da avaliação de efectividade e custo-efectividade em intervenção psicológica
Módulo 2 - Escrita de métodos para avaliação de efectividade (2h)
- Compreender a estrutura e aspectos centrais da escrita de projectos de avaliação de efectividade e de custo-efectividade
Módulo 3 - Revisão da evidência (2h)
- Capacitar para revisões sistemáticas de literatura sobre efectividade e custo-efectividade
Módulo 4 - Validade interna e externa na avaliação de efectividade e de custo-efectividade (2h)
- Compreender os desafios centrais da avaliação de efectividade e de custo-efectividade
Avaliação Sumativa [M1-M4] (1h)
- Atividade de avaliação sumativa para consolidação dos conhecimentos adquiridos
1ª Sessão Síncrona (5h)
- Capacitar para avaliar de forma crítica a validade (interna e externa) de estudos de avaliação de efectividade e de custo efectividade
Módulo 5 - Medidas e indicadores de efectividade (3h)
- Capacitar para a escolha de instrumentos de avaliação da efectividade e custo-efectividade
Módulo 6 - Tipos de estudos de efectividade e de custo-efectividade (3h)
- Conhecer vantagens e limites de diferentes tipos de projectos de avaliação de efectividade e de custo-efectividade
2ª Sessão Síncrona (5h)
- Capacitar para:
> distinguir vantagens e desvantagens de desenhos de investigação para avaliação de efectividade e custo-efectividade
> tomada de decisão estatística.
Módulo 7 - Análise estatística (2h)
- Promover competências para tomada de decisão estatística, em contexto de avaliação de efectividade e custo-efectividade
Módulo 8 - Comunicação de resultados sobre efectividade e custo-efectividade (2h)
- Promover competências de apresentação e discussão de resultados
Avaliação Sumativa [M5-M8] (1h)
- Atividade de avaliação sumativa para consolidação dos conhecimentos adquiridos
Areas of Expertise and Credits
Este curso está acreditado para as Áreas de Formação/Especialidades Gerais da Psicologia Clinica e da Saúde, Psicologia da Educação e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações.Número de créditos: 15