Objectives
Compreender o papel do psicólogo no contexto da Intervenção com Crianças e jovens em riscoIdentificar os princípios de actuação no âmbito da avaliação e intervenção com crianças e Jovens em risco
Reconhecer as necessidades de articulação interprofissional e institucional no contexto de Intervenção com crianças e jovens em risco
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar os contextos de risco para as crianças e jovens
Caracterizar o papel dos psicólogos da justiça
Conhecer as principais áreas de actuação/competências do psicólogo da justiça no contexto das crianças e jovens em risco
Sistematizar as linhas de orientação dos processos de avaliação e intervenção conduzidos por psicólogos nos contextos de risco para crianças e jovens
Descrever as melhores práticas do psicólogo perante as premissas de actuação profissional nos contextos de risco
Descrever as principais questões decorrentes da necessidade de articulação interprofissional e institucional
Guidelines
Ordem dos Psicólogos Portugueses - Linhas de Orientações para a Prática Profissional - Psicologia no âmbito da protecção das crianças e jovens em Risco (Autoria)
Support Material / Methodologies
O curso será realizado em e-learning, sendo um curso de autoaprendizagem. A metodologia adoptada permite que o percurso de aprendizagem seja ao ritmo de cada formando, sendo flexível de acordo com a disponibilidade horária, em que cada participante é responsável pela gestão do tempo dedicado ao Curso. Os formandos deverão acompanhar e completar o recurso pedagógico disponibilizado. Para participar basta que tenha acesso a um computador com internet, cumprindo alguns requisitos.O limite máximo de faltas permitido por acção de formação é de 10% do número total de horas de formação síncrona estipuladas no cronograma da formação; ultrapassado o limite indicado de faltas é determinada falta de aproveitamento e consequente cessação da relação contratual por incumprimento.
Programmatic content
Módulo 0 - Introdução ao Curso (1h)- Apresentação dos objectivos e estrutura do curso
Módulo 1 - Papel do Psicólogo no contexto da intervenção com Crianças e Jovens em Risco (2h)
- Apresentados os contextos de risco para as crianças e jovens, o papel do psicólogo, principais áreas de actuação/competências do psicólogo no contexto das crianças e jovens em risco
Módulo 2 - Orientações para a avaliação e intervenção psicológicas com crianças e jovens em risco (3h)
- Linhas de orientação dos processos de avaliação e intervenção conduzidos por psicólogos nos contextos de risco para crianças e jovens, as melhores práticas do psicólogo perante as premissas de actuação professional nos contextos de risco
Módulo 3 - Necessidades de Articulação interprofissional e institucional (3h)
- Descritas as principais questões decorrentes da necessidade de articulação interprofissional e institucional
Módulo 4 - Avaliação Sumativa (1h)
- Actividade de avaliação sumativa para consolidação dos conhecimentos adquiridos
Areas of Expertise and Credits
Este curso está acreditado para as Áreas de Formação/Especialidades Gerais da Psicologia Clínica e da Saúde, e avançadas Psicologia da Justiça e Psicologia Comunitária.Número de créditos: 5