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Os Dilemas Na Prática: O Que Fazer?

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Os Dilemas Na Prática: O Que Fazer?

  34h
Objectives
Dotar os membros da Ordem dos Psicólogos dos Princípios Éticos Gerais e Específicos que orientam a atividade profissional, com o objetivo de guiar os(as) psicólogos(as) no sentido de práticas de excelência.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer os principais conceitos relacionados com a ética
Compreender a pertinência e a aplicabilidade da ética no exercício da profissão de psicólogo
Identificar os princípios éticos e a sua aplicabilidade prática às situações e contextos específicos do exercício profissional de Psicologia
Distinguir as práticas de excelência no exercício da actividade
Compreender as especificidades do raciocínio ético
Reconhecer as motivações e significados do Código Deontológico dos psicólogos portugueses
Identificar e solucionar dilemas éticos na prática da Psicologia clínica e da saúde
Guidelines
Miguel Ricou (Autoria)
Doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra na área de Psicologia Clínica. Mestre em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e licenciado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte. Membro da Associação Portuguesa de Bioética, da qual é vogal da Mesa da Assembleia Geral desde 2002. Foi presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Psicólogos Portugueses entre 2010 e 2014 e é atualmente presidente da Comissão de Ética. Para além da sua atividade clínica, exercida desde 1998 em contexto de Centro de Saúde e privado, é Professor Auxiliar no Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É ainda docente no Doutoramento em Bioética e nos Mestrados em Bioética e em Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina do Porto. É também regente da disciplina de “Psicopatologia” da Licenciatura em Psicologia da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Já apresentou mais de uma centena e meia de comunicações em congressos nacionais e internacionais, publicou mais de três dezenas de artigos científicos (2 em revistas internacionais) e um livro intitulado “Ética e psicologia: uma prática integrada”.
Support Material / Methodologies
O curso será realizado totalmente a distância, sendo constituído por sessões síncronas e assíncronas.

Os formandos deverão acompanhar e completar os recursos pedagógicos disponibilizados, bem como participar nas sessões síncronas. Nestas sessões síncronas serão propostas actividades que complementam o trabalho realizado nos momentos assíncronos. Para participar basta que tenha acesso a um computador com internet.

Esta metodologia formativa, assente numa variedade de actividades que enriquecem a experiência formativa e facilitam o processo de aprendizagem, baseia-se nos seguintes vectores:

- Aprendizagem autónoma, onde o formando constrói o seu conhecimento e reflecte sobre as aprendizagens e objectivos consolidados.
- Aprendizagem colaborativa, através da partilha e troca de experiências entre o grupo (formandos/formadores/tutores), bem como a partilha de opiniões relativamente aos casos discutidos e através da partilha de experiências passadas.
- Acompanhamento contínuo, a partir de um modelo sequencial de formação, mas também através da presença contínua dos formadores/tutores que acompanham o processo de aprendizagem.
- Aprendizagem activa, com a participação nas actividades práticas, tais como a realização de exercícios nas sessões síncronas, através da apresentação e discussão de casos reais.

Durante o curso terá acesso a um fórum de discussão que visa:
- proporcionar ao grupo um espaço de discussão para partilha de dúvidas e experiências exclusivamente no âmbito do curso;
- realização de uma actividade obrigatória "Dilemas Éticos"

* O formador responderá às dúvidas colocadas no prazo máximo de 48 horas.

O limite máximo de faltas permitido por acção de formação é de 10% do número total de horas de formação síncrona estipuladas no cronograma da formação; ultrapassado o limite indicado de faltas é determinada falta de aproveitamento e consequente cessação da relação contratual por incumprimento.
Programmatic content
Módulo 0 - Ambientação à Plataforma Moodle (1h)
- Apresentação dos objectivos e estrutura do curso

Sessões Síncronas (8h)
- Operacionalizar os conceitos base relacionados com a tomada de decisão em Psicologia
- Compreender as condições e as dimensões da Tomada de decisão em psicologia
- Enquadrar a tomada de decisão na identidade da Psicologia

Atividade em Fórum - Etapa 1 (1h)
- Abordar os princípios inscritos no Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos, através da apresentação de situações recorrentes na prática da psicologia

Atividade em Fórum - Etapa 2 (3h)
- Abordar os princípios inscritos no Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos, através da apresentação de situações recorrentes na prática da psicologia

Módulo 1 - Introdução ao Curso (1h)
- Enquadramento do Curso e das temáticas abordadas

Módulo 2 - Conceitos de Ética, Deontologia e Psicologia (5h)
- Apresentação dos principais conceitos relativos a Ética, Deontologia e Psicologia

Módulo 3 - Aplicações Práticas do Raciocínio Ético (5h)
- Desconstrução do Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Sessões Síncronas (8h)
- Compreender os dilemas mais comuns e relevantes da prática psicológica
- Treinar a tomada de decisão em psicologia

Atividade em Fórum - Etapa 3 (1h)
- Abordar os princípios inscritos no Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos, através da apresentação de situações recorrentes na prática da psicologia

Módulo 4 - Avaliação Sumativa (1h)
- Avaliação sumativa dos temas apreendidos
Areas of Expertise and Credits
Este curso está acreditado para as Áreas de Formação/Especialidades Gerais da Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações.
Número de créditos: 17
Duration
34h

Area
Psicologia