Saltar para o conteúdo principal da página

Crianças E Jovens Em Perigo – Execução Da Medida De Promoção E Protecção De Acolhimento Residencial

  40h

Objectives
Dotar os participantes de conhecimentos sobre o sistema de acolhimento residencial e sobre a criança e o jovem em perigo em situação de colocação, munindo-os de ferramentas sobre metodologias de avaliação e intervenção e efectuando o respectivo enquadramento jurídico, nacional e internacional.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer a Lei de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo;
Definir e caracterizar a finalidade da Medida de Acolhimento Residencial;
Identificar as Modalidades de Acolhimento Residencial;
Caracterizar o funcionamento das Casas de Acolhimento e respectivos recursos humanos ;
Caracterizar os direitos da criança e do jovem em acolhimento residencial;
Nomear a duração e revisão das Medidas de colocação;
Conhecer Recomendações Europeias sobre Acolhimento Residencial.
Caracterizar as crianças e jovens em situação de Acolhimento Residencial (fluxo, distribuição geográfica, sexo, idade, características particulares, escolaridade e tipologias de perigo);
Conhecer a prevalência de Acolhimento Residencial a nível internacional.
Conhecer a história e evolução do Acolhimento Residencial em Portugal;
Reflectir sobre as características físicas das Casas de Acolhimento;
Conhecer a importância dos recursos humanos em Acolhimento Residencial e respectiva qualificação e processo de selecção;
Caracterizar as funções da equipa educativa, equipa técnica e direcção técnica;
Discutir o papel do psicólogo em Acolhimento Residencial;
Reflectir sobre o processo de encaminhamento de crianças para Acolhimento residencial e conhecer métodos de planificação do processo de admissão/integração da criança na Casa de Acolhimento;
Discutir os processos de avaliação inicial e contínua da criança e consequente elaboração de Plano Sócio-Educativo Individual (PSEI);
Reflectir sobre relações abusivas por pares e profissionais em Acolhimento Residencial;
Conhecer técnicas e programas de prevenção de relações abusivas em Acolhimento Residencial;
Definir procedimentos da Casa de Acolhimento na gestão de comportamentos abusivos em Acolhimento Residencial, entre pares e por parte de profissionais;
Reflectir sobre a importância da Participação da criança em Acolhimento residencial e conhecer técnicas de promoção dessa participação;
Reflectir sobre consequências educativas aplicáveis e não aplicáveis em Acolhimento Residencial;
Conhecer o conceito de normalização e respectiva aplicação nas Casas de Acolhimento;
Reflectir sobre os processos educativos e formativos promovidos pelas Casas de Acolhimento;
Conhecer métodos e programas de prevenção de comportamentos de risco (e.g. consumo de drogas) e de promoção de saúde em Acolhimento Residencial;
Reflectir sobre o processo de autonomia, saída e transição à vida adulta de crianças em Acolhimento Residencial e conhecer programas de desenvolvimento de autonomia nesse contexto;
Conhecer o fenómeno de comportamentos de fuga em Acolhimento Residencial e respectivos métodos de prevenção e intervenção;
Conhecer o conceito de Acolhimento Residencial Terapêutico e principais características;
Conceito de Qualidade em Acolhimento Residencial.
Ser capaz de pôr em prática metodologias e técnicas abordadas na formação online;
Analisar e discutir Casos Práticos.
Guidelines
Joana Cerdeira (Autoria)
Psicóloga no Sistema de Protecção à Infância e Juventude desde 2006 (quer no âmbito de Processos de Promoção e Protecção instaurados em CPCJ quer de Processos Judiciais);
Mestre em Protecção e Direitos da Criança pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto – FPCEUP;
Investigadora no Grupo de Investigação e Intervenção em Acolhimento e Adopção da FPCEUP;
Membro do Grupo de Trabalho da Ordem dos Psicólogos Portugueses sobre o Papel do Psicólogo em Acolhimento Residencial;
Participou em múltiplas acções de formação (como formanda e formadora) sobre crianças e jovens em perigo e respectiva avaliação e intervenção.
Support Material / Methodologies
O curso será realizado totalmente a distância, sendo constituído por sessões síncronas (10 horas) e assíncronas (30 horas).

Os formandos deverão acompanhar e completar os recursos pedagógicos disponibilizados nos três primeiros módulos, bem como participar no módulo 4 que decorrerá em sessões síncronas. Nestas sessões síncronas serão propostas actividades que complementam o trabalho realizado nos momentos assíncronos, pelo que será necessário que se prepare previamente, lendo a respectiva instrução que se encontra na plataforma Moodle (separador do módulo 4). Para participar basta que tenha acesso a um computador com internet.

Esta metodologia formativa, assente numa variedade de actividades que enriquecem a experiência formativa e facilitam o processo de aprendizagem, baseia-se nos seguintes vectores:

- Aprendizagem autónoma, onde o formando constrói o seu conhecimento e reflecte sobre as aprendizagens e objectivos consolidados.
- Aprendizagem colaborativa, através da partilha e troca de experiências entre o grupo (formandos/formadores/tutores).
- Acompanhamento contínuo, a partir de um modelo sequencial de formação, mas também através da presença contínua dos formadores/tutores que acompanham o processo de aprendizagem.
- Actividades práticas, tais como a realização de exercícios.

O limite máximo de faltas permitido por acção de formação é de 10% do número total de horas de formação síncrona estipuladas no cronograma da formação; ultrapassado o limite indicado de faltas é determinada falta de aproveitamento e consequente cessação da relação contratual por incumprimento.
Programmatic content
Módulo 0 - Introdução ao Curso (1h)
- Apresentação dos objectivos e estrutura do curso

Módulo 1 - Disposições Legais Nacionais e Internacionais para Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens em Perigo (8h)
- Lei de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo e definições e conceitos em torno da Medida de Promoção e Protecção de Acolhimento Residencial
- Recomendações do Conselho da Europa sobre Acolhimento Residencial

Módulo 2 - Aspectos Epidemiológicos da Medida de Acolhimento Residencial (7h)
- Evolução e Caracterização das Crianças e Jovens em situação de Acolhimento Residencial
- Análise Comparativa do Acolhimento Familiar e Acolhimento Residencial noutros países

Módulo 3 - Operacionalização da Medida de Acolhimento Residencial (14h)
- Enquadramento Histórico do Acolhimento Residencial em Portugal
- Recursos Físicos e Humanos
- Processos de Encaminhamento e Admissão
- Avaliação de necessidades e Plano Sócio-Educativo Individual
- Clima Institucional, participação e consequências educativas
- Prevenção e Intervenção face a relações abusivas entre pares e por parte de profissionais
- Normalização em Acolhimento Residencial
- Percursos escolares e formativos e promoção do sucesso escolar
- Promoção da saúde e prevenção de comportamentos de risco
- Autonomia e saída de Acolhimento Residencial
- Comportamentos de fuga
- Acolhimento Residencial Terapêutico
- Qualidade em Acolhimento Residencial

Módulo 4 - Modelos e Técnicas para avaliação/intervenção com famílias e crianças em acolhimento residencial [Sessões Síncronas] (10h)
- A Prática de alguns métodos e técnicas identificados
- Exercícios práticos relacionados com a execução da Medida de Acolhimento Residencial [ler instrução na plataforma Moodle, no respectivo separador do módulo 4, uma vez que terá de preparar um trabalho previamente à sessão síncrona]
Areas of Expertise and Credits
Este curso está acreditado para as Áreas de Formação/Especialidades Gerais da Psicologia Clínica e da Saúde, assim como para a Especialidade Avançada de Psicologia da Justiça.
Número de créditos: 20