Crianças E Jovens Em Perigo – Execução Da Medida De Promoção E Protecção De Acolhimento Familiar
40h
Objectives
Dotar os participantes de conhecimentos sobre o sistema de acolhimento familiar e sobre a criança e o jovem em perigo em situação de colocação, munindo-os de ferramentas sobre metodologias de avaliação e intervenção e efectuando o respectivo enquadramento jurídico, nacional e internacional. OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer a Lei de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo
Definir e caracterizar a finalidade da Medida de Acolhimento Familiar
Caracterizar os direitos da criança e do jovem em acolhimento familiar
Nomear a duração e revisão das Medidas de colocação
Conhecer Recomendações Europeias sobre Acolhimento Familiar
Caracterizar as crianças e jovens em situação de Acolhimento Familiar (fluxo, distribuição geográfica, sexo, idade, características particulares, escolaridade e tipologias de perigo)
Conhecer a prevalência de Medidas de Acolhimento Familiar a nível internacional
Conhecer a história e evolução do Acolhimento Familiar em Portugal
Identificar preditores de sucesso e insucesso no Acolhimento Familiar, relacionados com as Famílias de Acolhimento, com as crianças e com o sistema de protecção e respectivos profissionais
Identificar meios de angariação/captação de famílias de acolhimento
Conhecer técnicas de avaliação de candidatos a família de acolhimento e matching com a criança
Conhecer conteúdos formativos para candidatos a família de acolhimento
Reflectir sobre o processo de integração e adaptação dos diferentes actores ao Acolhimento Familiar (família biológica, criança, família de acolhimento e profissionais)
Ser capaz de pôr em prática metodologias e técnicas abordadas na formação online
Analisar e discutir Casos Práticos
Guidelines
Joana Cerdeira (Autoria)Psicóloga no Sistema de Protecção à Infância e Juventude desde 2006 (quer no âmbito de Processos de Promoção e Protecção instaurados em CPCJ quer de Processos Judiciais);
Mestre em Protecção e Direitos da Criança pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto – FPCEUP;
Investigadora no Grupo de Investigação e Intervenção em Acolhimento e Adopção da FPCEUP;
Membro do Grupo de Trabalho da Ordem dos Psicólogos Portugueses sobre o Papel do Psicólogo em Acolhimento Residencial;
Participou em múltiplas acções de formação (como formanda e formadora) sobre crianças e jovens em perigo e respectiva avaliação e intervenção.
Support Material / Methodologies
O curso será realizado totalmente a distância, sendo constituído por sessões síncronas (10 horas) e assíncronas (30 horas). Os formandos deverão acompanhar e completar os recursos pedagógicos disponibilizados nos três primeiros módulos, bem como participar no módulo 4 que decorrerá em sessões síncronas. Nestas sessões síncronas serão propostas actividades que complementam o trabalho realizado nos momentos assíncronos. Para participar basta que tenha acesso a um computador com internet.
Esta metodologia formativa, assente numa variedade de actividades que enriquecem a experiência formativa e facilitam o processo de aprendizagem, baseia-se nos seguintes vectores:
- Aprendizagem autónoma, onde o formando constrói o seu conhecimento e reflecte sobre as aprendizagens e objectivos consolidados.
- Aprendizagem colaborativa, através da partilha e troca de experiências entre o grupo (formandos/formadores/tutores).
- Acompanhamento contínuo, a partir de um modelo sequencial de formação, mas também através da presença contínua dos formadores/tutores que acompanham o processo de aprendizagem.
- Actividades práticas, tais como a realização de exercícios.
O limite máximo de faltas permitido por acção de formação é de 10% do número total de horas de formação síncrona estipuladas no cronograma da formação; ultrapassado o limite indicado de faltas é determinada falta de aproveitamento e consequente cessação da relação contratual por incumprimento.
Programmatic content
Módulo 0 - Introdução ao Curso (1h)- Apresentação dos objectivos e estrutura do curso
Módulo 1 - Disposições Legais Nacionais e Internacionais para Acolhimento Familiar de Crianças e Jovens em Perigo (7h)
- Lei de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo e definições e conceitos em torno da Medida de Promoção e Protecção de Acolhimento Familiar
- Convenção Sobre os Direitos da Criança e Recomendações do Conselho da Europa sobre Acolhimento Familiar
Módulo 2 - Aspectos Epidemiológicos da Medida de Acolhimento Familiar (7h)
- Evolução e Caracterização das Crianças e Jovens em situação de Acolhimento Familiar
- Análise Comparativa do Acolhimento Familiar e Acolhimento Residencial noutros países
Módulo 3 - Operacionalização da Medida de Acolhimento Familiar (15)
- Enquadramento histórico do Acolhimento Familiar em Portugal
- Preditores de Sucesso ou Insucesso no Acolhimento Familiar
- Processo de Angariação de Famílias de Acolhimento
- Avaliação de candidatos a família de acolhimento e matching com a criança
- Programas de formação a candidatos a família de acolhimento
- Processo de Integração e adaptação ao Acolhimento Familiar e respectivo suporte e acompanhamento profissional
Módulo 4 - Modelos e Técnicas para avaliação/intervenção com famílias e crianças em acolhimento familiar [Sessões Síncronas] (10h)
- A Prática de alguns métodos e técnicas identificados
- Exercícios práticos relacionados com a execução da Medida de Acolhimento Familiar
Areas of Expertise and Credits
Este curso está acreditado para as Áreas de Formação/Especialidades Gerais da Psicologia Clínica e da Saúde, assim como para a Especialidade Avançada de Psicologia da Justiça.Número de créditos: 20