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Psicologia Digital: Impacto(S) Na Avaliação E Intervenção

Valorizar.me | E-Learning Assíncrono

Psicologia Digital: Impacto(S) Na Avaliação E Intervenção

  30h
Objectives
Assegurar a eficácia e a efectividade dos serviços de psicologia prestados com recurso a Tecnologias da Informação e da Comunicação.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer a evolução tecnológica e a sua relação com a ciência psicológica: de Wundt a Turing
Identificar paradigmas e conceitos psicológicos subjacentes à utilização de tecnologias: do ‘tratamento moral’ às terapias de terceira geração
Saber quais as tecnologias e os procedimentos tecnológicos que assistem a intervenção psicológica: do ‘clockwork’ à “unidade central de processamento”
Destacar a importância ecológica subjacente à utilização das tecnologias digitais ao serviço da avaliação e intervenção
Reconhecer a evolução associada das aplicações digitais no contexto da investigação em psicologia
Identificar correctamente as tecnologias a mobilizar para cada necessidade encontrada
Identificar as tecnologias de telecomunicação e as modalidades disponíveis para a condução da avaliação e intervenção psicológica online: do ‘electric telephone’ ao ‘smartphone’
Descrever o enquadramento e a conduta da acção do/a psicólogo/a no contexto digital
Guidelines
Pedro Gamito (Autoria)
PhD, DSc. Professor Universitário, Universidade Lusófona. Diretor do Digital Human-environment Interaction Lab.

Teresa Souto (Autoria)
PhD. Professor Universitário, Universidade Lusófona. Vice-Diretor do Digital Human-environment Interaction Lab.

Jorge Oliveira (Autoria)
PhD. Professor Universitário, Universidade Lusófona do Porto. Investigadora do Digital Human-environment Interaction Lab.

Rita Conde (Autoria)
PhD. Professor Universitário do Porto. Investigadora do Digital Human-environment Interaction Lab.
Support Material / Methodologies
O curso será realizado em e-learning, sendo um curso de autoaprendizagem. A metodologia adoptada permite que o percurso de aprendizagem seja ao ritmo de cada formando, sendo flexível de acordo com a disponibilidade horária, em que cada participante é responsável pela gestão do tempo dedicado ao Curso. As actividades a realizar passam pelo estudo dos conteúdos multimédia e pela realização de exercícios que são propostos ao longo do conteúdo.
Programmatic content
Módulo 0 - Introdução ao Curso (1h)
- Apresentação dos objectivos e estrutura do curso

Módulo 1 - Tecnologias Interactivas (TI) (9h)
- Contextualização histórica
- Enquadramento teórico da utilização de tecnologias no domínio da Psicologia
- Recursos tecnológicos

Módulo 2 - Aplicações à Psicologia (15h)
- As TI na avaliação e na intervenção
- Investigação online
- "Novas" tecnologias de informação aplicadas à Psicologia: realidade virtual, realidade aumentada e "mixed reality"

Módulo 3 - Telepsicologia (2h)
- Recursos em Psicologia e a sua disponibilização com recurso a tecnologia(s) telecomunicação
- Guidelines para a prática nesta área
- Modalidades síncronas e assíncronas

Módulo 4 - Questões éticas e deontológicas associadas à utilização das tecnologias interactivas (2h)
- Questões de regulamentação profissional
- Risco da desumanização
- Terapias psicológicas
- (In)adequação face à(s) especificidade(s) de clientes/condições

Avaliação Sumativa (1h)
- Atividade de avaliação sumativa para consolidação dos conhecimentos adquiridos
Areas of Expertise and Credits
Este curso está acreditado para as Áreas de Formação/Especialidades Gerais da Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações.
Número de créditos: 15
Duration
30h

Area
Psicologia