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Intervenção Psicológica Em Situação De Catástrofe

  29h

Objetivos
Este projecto tem como objectivo a formação de psicólogos para actuar em situações de catástrofe e assim criar uma bolsa de 1000 Psicólogos voluntários, a nível nacional, que será constituída por profissionais devidamente preparados para actuar nestas situações sob coordenação e em articulação com as autoridades competentes nesta matéria, nomeadamente a ANEPC - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Compreender a intervenção psicológica na crise;
Conhecer o perfil do psicólogo de intervenção na crise;
Identificar os critérios de diagnóstico DSM-V para a perturbação de stress pós-traumático;
Compreender o conceito de resiliência psicossocial;
Descrever as características do crescimento pós-traumático;
Compreender o papel do SIOPS e do SIEM e respetivas entidades;
Identificar os principais objetivos do Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil;
Descrever os sistemas presentes numa situação de catástrofe;
Conhecer o conceito de catástrofe;
Compreender as reações e respostas à catástrofe;
Conhecer os aspetos culturais que influenciam a intervenção psicossocial em catástrofe;
Compreender as diferenças nas reações das vítimas de terrorismo e de catástrofes naturais;
Conhecer as fases de reação das vítimas face ao terrorismo;
Saber como intervir em populações especiais: imigrantes, idosos, populações em meio rural e pessoas com incapacidade;
Compreender as funções e as considerações éticas do psicólogo no terreno;
Identificar os princípios de intervenção a serem utilizados para orientação e informação nos cenários de catástrofe.
Enquadramento
Márcio Pereira (Autoria)
Licenciado em Psicologia Clínica (variante cognitivo-comportamental) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Psicoterapeutapela Associação Portuguesa de Terapias Cognitivo Comportamentais. Responsável Nacional do Centro de Apoio Psicológico e de Intervenção em Crise do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Representante Português no Comité de Crise de Catástrofe da Federação Europeia de Associações de Psicologia (EFPA).Representante Português na Rede Ibero-Americana de Psicologia de Emergência(RIPE). Formador nas áreas de Intervenção Psicológica em Crise e Emergência, Primeiros Socorros Psicológicos e Gestão de Stress.
Material de Apoio / Metodologias
O curso será realizado totalmente a distância, devendo os formandos acompanhar e completar os recursos pedagógicos disponibilizados. A este período formativo estão associadas 29 horas de formação, num horário flexível e ajustado à sua disponibilidade, constituído por sessões assíncronas e síncronas. Para participar basta que tenha acesso a um computador com internet.

As actividades a realizar passam pelo estudo dos conteúdos multimédia, pela realização de exercícios que são propostos ao longo do conteúdo e participação nas sessões síncronas.

Esta metodologia formativa, assente numa variedade de actividades que enriquecem a experiência formativa e facilitam o processo de aprendizagem, baseia-se nos seguintes vectores:

- Aprendizagem autónoma, onde o formando constrói o seu conhecimento e reflecte sobre as aprendizagens e objectivos consolidados.
- Aprendizagem colaborativa, através da partilha e troca de experiências entre o grupo (formandos/formadores/tutores), bem como partilha de opiniões relativamente aos casos discutidos.
- Acompanhamento contínuo, a partir de um modelo sequencial de formação, mas também através da presença contínua dos formadores/tutores que acompanham o processo de aprendizagem.
- Aprendizagem activa com a realização de actividades práticas, tais como apresentação e discussão de casos reais, mediante role-plays e simulações.

O limite máximo de faltas permitido por acção de formação é de 10% do número total de horas de formação síncrona estipuladas no cronograma da formação; ultrapassado o limite indicado de faltas é determinada falta de aproveitamento e consequente cessação da relação contratual por incumprimento.
Conteúdos programáticos
Módulo 0 - Introdução ao Curso (1h)
- Apresentação dos objectivos e estrutura do curso

Módulo 1 - Intervenção do Psicólogo na Crise (2h)
- Módulo onde será analisada a intervenção do psicólogo numa situação de crise e as reacções de um indivíduo em desequilíbrio psicológico

Módulo 2 - Intervenção Psicossocial em Eventos de Larga Escala e Catástrofe (4h)
- Módulo cujo estudo incide no conceito e tipos de catástrofe existentes e também na forma de abordagem dos diferentes grupos de pessoas afectadas numa situação de catástrofe

Módulo 3 - Modelos de Intervenção em Catástrofe (4h)
- Módulo onde são abordados os cinco princípios de Hobfoll (2007) que devem ser utilizados para orientar e informar a intervenção e a prevenção nos cenários de catástrofe. É também abordado o modelo dos Primeiros Socorros Psicológicos de Brymer et al (2006) para a intervenção imediata em situação de catástrofe

Módulo 4 - Intervenção em Situações Específicas (2h)
- Módulo de análise das reacções ao processo de luto e à notificação da morte e da intervenção junto a crianças e profissionais nestas situações

Módulo 5 - Autoajuda e Limites do Interventor (1h)
- Módulo onde são abordados os cuidados que o interventor deve ter durante as várias fases da intervenção

Módulo 6 - Avaliação Sumativa (1h)
- Actividade de avaliação sumativa para consolidação dos conhecimentos adquiridos

Sessões Síncronas (14h)
- Identificar e colmatar dúvidas dos módulos online
- Identificar as entidades coordenadoras num cenário de catástrofe
- Rever os princípos de Hobfoll
- Rever o modelo dos Primeiros Socorros Psicológicos
- Treinar a aplicação do modelo dos Primeiros Socorros Psicológicos
Áreas de especialidade e Créditos
Este curso está acreditado para as Áreas de Formação/Especialidades Gerais da Psicologia Clinica e da Saúde.
Número de créditos: 14,5