Saltar para o conteúdo principal da página

Os Relatórios De Avaliação Psicológica

  25h
Ref.  RAP52
June 11

Objectives
Dotar os membros da Ordem dos Psicólogos das técnicas e conhecimentos necessários para a redação rigorosa de Relatórios de Avaliação Psicológica

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Definir o que é um Relatório de Avaliação Psicológica
Identificar as características e objectivos de Relatórios de Avaliação Psicológica
Identificar os princípios subjacentes à concepção de Relatórios de Avaliação Psicológica
Identificar modelos e estruturas de Relatórios de Avaliação Psicológica
Distinguir e particularizar cada uma das Secções de Relatórios de Avaliação Psicológica
Acompanhar todas as fases de estruturação de Relatórios de Avaliação Psicológica
Conhecer as questões técnicas relativas à escrita de Relatórios de Avaliação Psicológica
Identificar os problemas mais comuns na elaboração de Relatórios de Avaliação Psicológica
Verificar formas de melhorar a redacção de Relatórios de Avaliação Psicológica
Saber identificar quais as questões éticas subjacentes à elaboração de Relatórios de Avaliação Psicológica
Guidelines
Mário Simões (Autoria)
Licenciado em Psicologia (1982), doutorado em Avaliação Psicológica (1995, tese de doutoramento "Investigações no âmbito da Aferição Nacional do Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven", publicada em 2000, pela Fundação Calouste Gulbenkian) e, desde 2006, Professor Catedrático na FPCE-UC. Desde 2000 que é responsável por processos de avaliação neuropsicológica que incluem a elaboração de relatórios solicitados por Tribunais ao Serviço de Avaliação Psicológica e, desde 2012, à Consulta de Avaliação Neuropsicológica do Centro de Prestação de Serviços à Comunidade da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC). Atualmente é docente na FPCE-UC, sendo responsável por Unidades Curriculares nas áreas da Avaliação Psicológica e Avaliação Neuropsicológica, incluindo a Unidade Curricular de Instrumentos de Avaliação e Relatórios Psicológicos e Diretor do PsyAssessmentLab (http://psyassessmentlab.fpce.uc.pt/). É Investigador Responsável por projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Fundação Calouste Gulbenkian no domínio do desenvolvimento, adaptação e validação de instrumentos de avaliação (neuro)psicológica para a população portuguesa (p. ex., Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças [WISC-III]; Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra [BANC;16 instrumentos, editada pela Cegoc/Hogrefe, em dezembro de 2016]; Instrumentos de avaliação funcional, rastreio do funcionamento cognitivo e emocional e da qualidade de vida de adultos idosos).
É um dos editores da Série temática Instrumentos de Avaliação: Psicologia Forense e Psicologia Clínica: Instrumentos de Avaliação (Pactor, 2017); Escalas e Testes na Demência (GEECD, Novartis, 2015); Instrumentos e contextos de avaliação psicológica (Almedina Edições, 2011, 2014); Avaliação Psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Editora Quarteto; 2008, 2006, 2003); Testes e Provas Psicológicas em Portugal (SHO; 1999); Provas Psicológicas em Portugal (Associação dos Psicólogos Portugueses; 1995). É autor de vários capítulos de livros sobre Relatórios Psicológicos (p.ex., Simões, M.R. & Paulino, M. (2022). Relatórios (Neuro)Psicológicos Forenses. In Francisco Corte Real & Eugénia Cunha (Coords.), Tratado de Medicina Legal. (pp. (pp.1083-1098). Lidel) e está a preparar livro intitulado Relatórios psicológicos: Teoria, prática e investigação).
Support Material / Methodologies
O curso será realizado totalmente a distância, devendo os formandos acompanhar e completar os recursos pedagógicos disponibilizados. A este período formativo estão associadas 25 horas de formação, num horário flexível e ajustado à sua disponibilidade. Para participar basta que tenha acesso a um computador com internet.

As actividades a realizar passam pelo estudo dos conteúdos multimédia e pela realização da avaliação sumativa no final do curso.
Programmatic content
Módulo 0 - Ambientação à Plataforma Moodle (1h)
- Apresentação dos objectivos e estrutura do curso

Módulo 1 - Introdução ao Curso (4h)
- Apresentação do autor
- Ideias gerais sobre um Relatório de Avaliação
- Estrutura do Curso

Módulo 2 - Definição do processo e princípios subjacentes ao relatório de avaliação psicológica (5h)
- Definir o que é um Relatório de Avaliação Psicológica
- Apresentação do processo de Avaliação e Princípios subjacentes ao Relatório

Módulo 3 - Modelos, Estrutura e Secções de Relatórios de Avaliação Psicológica (7h)
- Identificação de modelos e secções de um Relatório de Avaliação Psicológica

Módulo 4 - Questões Técnicas e Éticas na elaboração de Relatórios de Avaliação Psicológica (7h)
- Apresentação de questões técnicas na redacção de um Relatório de Avaliação Psicológica, conselhos e questões éticas subjacentes

Módulo 5 - Avaliação Sumativa (1h)
- Atividade de avaliação sumativa para consolidação dos conhecimentos adquiridos
Areas of Expertise and Credits
Este curso está acreditado para as Áreas de Formação/Especialidades Gerais da Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações.
Número de créditos: 12,5