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Avaliação Psicológica de Condutores/as e Candidatos/as a Condutor/a

  10h

Objetivos
Avaliar psicologicamente condutores/as e candidatos/as a condutor/a;
Adoptar práticas uniformizadas e consonantes com um exercício profissional eticamente correcto e pautado pelo profissionalismo, considerando as implicações que a área da Psicologia do Tráfego assume.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer o contexto actual da segurança rodoviária
Contextualizar a presença da intervenção da Psicologia do tráfego
Identificar as especificidades inerentes à tarefa da condução
Especificar momentos históricos do enquadramento legal no âmbito da condução
Realçar o papel da Psicologia e dos/a Psicólogos/as do tráfego na avaliação de condutores/as
Identificar os fundamentos que determinam a avaliação psicológica no âmbito da habilitação legal para a condução e do contexto organizacional para o desempenho de uma função
Classificar condutores/as para efeito da avaliação
Reconhecer as competências do/a Psicólogo/a no exercício da sua profissão e, especificamente, a exercerem funções no Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT)
Saber qual a entidade que formula o pedido ou determina o exame de avaliação psicológica, bem como o local onde a mesma pode ser realizada
Reconhecer as características do processo de avaliação
Descrever as condições necessárias para a realização da avaliação psicológica
Cumprir os procedimentos gerais aquando da aplicação de testes psicológicos
Considerar as diferentes dimensões e a metodologia necessária aquando da avaliação psicológica
Identificar os diferentes elementos que compõem um protocolo de avaliação psicológica
Indicar quais os documentos inerentes ao processo de avaliação psicológica
Enquadramento
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Autoria)
Material de Apoio / Metodologias
O curso será realizado em e-learning, sendo um curso de autoaprendizagem. A metodologia adoptada permite adaptar o percurso de aprendizagem ao ritmo de cada formando, permitindo uma flexibilidade ajustada à disponibilidade horária. As actividades a realizar passam pelo estudo dos conteúdos multimédia e pela realização de exercícios que são propostos ao longo do conteúdo.

Ao longo dos conteúdos, encontrará em nota de rodapé diversas referências bibliográficas, devidamente assinaladas no texto.
Conteúdos programáticos
Módulo 0 - Introdução ao Curso (1h)
- Apresentação dos objectivos e estrutura do curso

Módulo 1 - Enquadramento ao Curso (3h)
- O contexto actual da segurança rodoviária
- A Psicologia do Tráfego
- A tarefa da condução
- Contextualização histórica relativa ao enquadramento legal
- O papel da Psicologia e dos/as Psicólogos/as do Tráfego na avaliação de condutores/as

Módulo 2 - Avaliação Psicológica de Condutores/as (2h)
- Fundamentos que determinam a avaliação psicológica
- Classificação de condutores/as para efeito da avaliação
- Competência no âmbito do enquadramento legal para a realização da avaliação psicológica dos condutores/as e candidatos a condutor/a
- Entidade que formula o pedido ou determina o exame
- Entidade onde se pode realizar a avaliação psicológica

Módulo 3 - Orientações Práticas para o Exercício Profissional (3h)
- Características do processo de avaliação
- Condições para a realização da avaliação psicológica de condutores/as e candidatos/as a condutor/a
- Procedimentos gerais de aplicação dos testes psicológicos
- Dimensões avaliadas e metodologias de avaliação
- Critérios de Aptidão/Inaptidão para conduzir
- Protocolo de avaliação psicológica
- Documentos inerentes ao processo de avaliação psicológica

Módulo 4 - Avaliação Sumativa (1)
- Atividade de avaliação sumativa para consolidação dos conhecimentos adquiridos
Áreas de especialidade e Créditos
Este curso está acreditado para as Áreas de Formação/Especialidades Gerais da Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações.
Número de créditos: 5