Saltar para o conteúdo principal da página

Dilemas na Prática: Tomada de Decisão Profissional (Orientadores)

  20h

Objetivos

OBJECTIVO GERAL

Dotar os membros da Ordem dos Psicólogos Portugueses dos Princípios Éticos Gerais e Específicos que orientam a atividade profissional, com o objetivo de guiar as/os Psicólogas/os no sentido de práticas de excelência.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer os principais conceitos relacionados com a ética;
Compreender a pertinência e a aplicabilidade da ética no exercício da profissão de Psicólogo;
Identificar os princípios éticos e a sua aplicabilidade prática às situações e contextos específicos do exercício profissional de Psicologia;
Distinguir as práticas de excelência no exercício da atividade;
Compreender as especificidades do raciocínio ético;
Reconhecer as motivações e significados do Código Deontológico dos Psicólogos portugueses.
Enquadramento
A Ordem dos Psicólogos Portugueses pretende reforçar a valorização do papel dos Orientadores do Ano Profissional Júnior e continuamente disponibilizar instrumentos de desenvolvimento profissional para Orientadores. Neste sentido, auxiliando os Orientadores na sua importante tarefa, é disponibilizada, de forma gratuita, a presente acção formativa totalmente em e-Learning. Assim, de momento existem dois cursos exclusivamente gratuitos para Orientadores: Dilemas na Prática: Tomada de Decisão Profissional (Orientadores) e o curso Certificado Europeu de Psicologia - Modelo de Competências (Orientadores).

Desta forma, com vista à normalização da avaliação e supervisão dos Psicólogos Júnior e ainda o acesso a formação adequada e de qualidade que vise a actualização dos conhecimentos e competências, reforçamos este nosso compromisso de valorizar a profissão, melhorar as condições do seu exercício e alcançar um serviço de excelência e proximidade às/aos Psicólogas/os.

A formação OPP beneficia, também, de uma forte articulação com o nosso sistema de Acreditação e com as Especialidades regulamentadas, sendo este curso acreditado, conferindo créditos de formação no âmbito das Especialidades Profissionais da OPP.

Miguel Ricou (Autoria)

Nasceu no Porto no dia 03 de outubro de 1972. É Doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra na área de Psicologia Clínica.
É Mestre em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Licenciado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte.
É Presidente do Conselho de Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
É membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.
É membro do Conselho Nacional de Saúde Mental.
É membro do Conselho Nacional de Saúde.
É o representante Português e coordenador do Board of Ethics da EFPA.
É Ethics Expert do Programa H2020 da Comissão Europeia – Directorate-general for research & innovation.
Foi Presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Psicólogos Portugueses entre 2011 e 2015.
Foi Presidente da Comissão de Ética da Ordem dos Psicólogos Portugueses entre 2015 e 2020.
Foi coordenador do Grupo de Supervisão da Linha de Aconselhamento Psicológico da Linha SNS24.
É Professor Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É ainda docente nos Doutoramentos em Bioética e em Cuidados Paliativos e nos Mestrados em Bioética e em Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É também responsável pela Unidades Curriculares de “Psicopatologia 2 ” e de “Teorias do Raciocínio Ético” da Licenciatura em Psicologia da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. É membro integrado do CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.
Exerceu como Psicólogo Clínico e da Saúde, entre 1998 e 2011, em Cuidados de Saúde Primários. Desde então mantém prática privada.
Já apresentou mais de cinco centenas de comunicações em congressos, publicou mais de cinco dezenas de artigos científicos e capítulos de livros, bem como dois livros na área da Ética Profissional.

Currículo Completo: https://www.cienciavitae.pt//pt/E116-9F91-3B83 .
Material de Apoio / Metodologias
O curso é realizado em regime de e-learning, sendo um curso de autoaprendizagem.
A metodologia adoptada permite que o percurso de aprendizagem seja ao ritmo de cada formando, sendo flexível de acordo com a disponibilidade horária, em que cada participante é responsável pela gestão do tempo dedicado ao curso.

O curso apresenta uma estrutura modular, que obedece a regras de precedência: o formando apenas poderá frequentar o módulo seguinte após terminar todas as tarefas associadas ao módulo anterior.

O conteúdo multimédia é apresentado de um modo estruturado, de acordo com princípios da instrução adequados à formação a distância: recurso a atividades formativas, a conteúdos interativos, apresentação de exemplos ilustrativos do conteúdo e da prática, entre outros.

Ao longo do curso são apresentados diversos exemplos práticos que contextualizam situações, promovendo desta forma uma aproximação do curso com o contexto profissional e quotidiano dos Psicólogos.

Ao longo da formação são ainda disponibilizados documentos de trabalho com o objetivo de fornecer ferramentas úteis para a prática profissional.
Conteúdos programáticos
Módulo 0 – Introdução ao Curso (2h)
Enquadramento do curso e das temáticas abordadas.

Módulo 1 – Identidade da Psicologia (5h)
Identificação da Intervenção Psicológica como actividade profissional

Módulo 2 – Conceitos de Ética, Deontologia e Tomada de Decisão (6h)
Apresentação dos principais e conceitos relativos a Ética, Deontologia e Tomada de Decisão

Módulo 3 – Aplicações Práticas do Raciocínio Profissional (6h)
Desconstrução do Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Módulo 4 – Avaliação Final (1h)
Avaliação sumativa

Observações
Curso exclusivo para membros efectivos, inscritos como Orientadores no âmbito do Ano Profissional Júnior.

Áreas de especialidade e Créditos
Créditos - 10
Formação acreditada para as áreas de formação/especialidades gerais Psicologia Clínica e da Saúde; Psicologia da Educação; Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações.