Objetivos
Sensibilizar para os factores críticos de sucesso no posicionamento do psicólogo perante os potenciais clientes (utentes dos seus serviços)Elaborar um plano de carreira e Definir um Plano de Acção
Compreender as dimensões de marketing pessoal e profissional na eficácia do posicionamento no mercado
Conhecer as principais estratégias de promoção e comunicação profissional
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer os principais desafios da psicologia e do psicólogo na sociedade actual
Apresentar os pontos de evolução da psicologia e da respectiva identidade do psicólogo
Reflectir o papel do psicólogo na promoção da identidade profissional
Reflectir o posicionamento pretendido
Elaborar um plano de carreira
Definir um Plano de acção
Analisar os meios privilegiados de promoção e comunicação dos serviços prestados
Identificar as dimensões de marketing pessoal e profissional com impacto nos objectivos de carreira
Conhecer os recursos OPP na área de empregabilidade
Enquadramento
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Autoria)
Material de Apoio / Metodologias
O curso será realizado em e-learning, sendo um curso de autoaprendizagem. A metodologia adoptada permite que o percurso de aprendizagem seja ao ritmo de cada formando, sendo flexível de acordo com a disponibilidade horária, em que cada participante é responsável pela gestão do tempo dedicado ao Curso. As actividades a realizar passam pelo estudo dos conteúdos multimédia e pela realização da avaliação sumativa no final.
Conteúdos programáticos
Módulo 0 - Introdução ao Curso (1h)- Apresentação dos objectivos e estrutura do curso
Módulo 1 - Ser Psicólogo/a hoje (1h)
- O Mercado de Trabalho e a Sociedade Actual, Ser Psicólogo - evolução da Psicologia e do papel do Psicólogo, Conquistar o lugar da Psicologia no Mercado de Trabalho
Módulo 2 - Construção da identidade profissional (2h)
- Definição de objectivos de carreira, análise SWOT pessoal, identificação de competências core para o sucesso pretendido, levantamento de necessidades de desenvolvimento profissional
Módulo 3 - Recursos e ferramentas na promoção da imagem do Psicólogo (5h)
- Estratégias de promoção e comunicação dos serviços prestados, Promoção Profissional - Marca Pessoal e Imagem Profissional (Branding), Marketing Digital e Redes Sociais, Iniciativas OPP no âmbito da empregabilidade
Módulo 4 - Avaliação Sumativa (1h)
- Atividade de avaliação sumativa para consolidação dos conhecimentos adquiridos
Áreas de especialidade e Créditos
Este curso está acreditado para as Áreas de Formação/Especialidades Gerais da Psicologia da Educação, Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações, e para a especialidade avançada, Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira.Número de créditos: 5