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Formação Inicial Psicólogo Júnior

  108h

Objetivos
Objectivos Gerais

Desenvolvimento de conhecimentos e competências-chave, nas seguintes áreas:
Identidade e Desenvolvimento Profissional;
Ética e Deontologia Profissional do Psicólogo;
Projectos Profissionais em Psicologia;
Primeiros Socorros Psicológicos.


Objectivos Específicos

Reflectir acerca das características identitárias dos/as Psicólogos/as;
Identificar em traços gerais as orientações do Modelo Europeu de Competências;
Compreender a situação profissional da Psicologia em Portugal através de uma perspectiva histórica e evolutiva;
Abordar os conceitos teóricos que permitem compreender o que é a ética profissional e qual a sua importância no exercício da profissão;
Abordar os princípios inscritos no Código deontológico da Ordem dos Psicólogos, através da apresentação de dilemas éticos;
Reflectir sobre papel que o empreendedorismo e a gestão de projectos assumem na formação do perfil profissional do Psicólogo;
Desenvolvimento de aspectos cruciais que contribuam para uma atitude empreendedora: pró-actividade, aprendizagem de tolerância ao risco, gestão da incerteza e mobilização de recursos pessoais;
Fortalecer a capacidade de análise e aproveitamento das oportunidades de trabalho, de iniciativa e criação de projectos, o desenvolvimento de novas áreas de actuação e de uma atitude pró-activa na abordagem ao mercado de trabalho;
Preparar os psicólogos para o desenvolvimento de competências na área do empreendedorismo e da gestão de projectos;
Promover competências na área de gestão de carreira;
Reconhecer o papel proactivo dos/as psicólogos/as no desenvolvimento das suas carreiras;
Identificar os princípios de intervenção a serem utilizados para orientação e informação nos cenários de incidentes potencialmente traumáticos;
Compreender o Modelo dos Primeiros Socorros Psicológicos;
Descrever as linhas orientadoras para os interventores em cenários de crise;
Listar os passos de preparação para a aplicação dos Primeiros Socorros Psicológicos;
Saber quais são as ações centrais dos Primeiros Socorros Psicológicos;
Compreender a aplicação das ações centrais dos Primeiros Socorros Psicológicos.
Descrever as considerações a ter ao decidir se está apto a intervir numa situação de crise;
Distinguir as reações comuns de stress das reações extremas de stress;
Compreender os cuidados de organização e de autoajuda que poderão reduzir o risco de reações extremas de stress;
Identificar o que fazer e o que evitar durante e após a intervenção;
Compreender o Modelo dos Primeiros Socorros para o Stress;
Conhecer o Modelo Contínuo de Stress;
Identificar as sete ações principais do modelo PSS. Reflectir acerca das características identitárias dos/as Psicólogos/as;
Identificar em traços gerais as orientações do Modelo Europeu de Competências;
Compreender a situação profissional da Psicologia em Portugal através de uma perspectiva histórica e evolutiva;
Abordar os conceitos teóricos que permitem compreender o que é a ética profissional e qual a sua importância no exercício da profissão;
Abordar os princípios inscritos no Código deontológico da Ordem dos Psicólogos, através da apresentação de dilemas éticos;
Reflectir sobre papel que o empreendedorismo e a gestão de projectos assumem na formação do perfil profissional do Psicólogo;
Desenvolvimento de aspectos cruciais que contribuam para uma atitude empreendedora: pró-actividade, aprendizagem de tolerância ao risco, gestão da incerteza e mobilização de recursos pessoais;
Fortalecer a capacidade de análise e aproveitamento das oportunidades de trabalho, de iniciativa e criação de projectos, o desenvolvimento de novas áreas de actuação e de uma atitude pró-activa na abordagem ao mercado de trabalho;
Preparar os psicólogos para o desenvolvimento de competências na área do empreendedorismo e da gestão de projectos;
Promover competências na área de gestão de carreira;
Reconhecer o papel proactivo dos/as psicólogos/as no desenvolvimento das suas carreiras;
Identificar os princípios de intervenção a serem utilizados para orientação e informação nos cenários de incidentes potencialmente traumáticos;
Compreender o Modelo dos Primeiros Socorros Psicológicos;
Descrever as linhas orientadoras para os interventores em cenários de crise;
Listar os passos de preparação para a aplicação dos Primeiros Socorros Psicológicos;
Saber quais são as ações centrais dos Primeiros Socorros Psicológicos;
Compreender a aplicação das ações centrais dos Primeiros Socorros Psicológicos.
Descrever as considerações a ter ao decidir se está apto a intervir numa situação de crise;
Distinguir as reações comuns de stress das reações extremas de stress;
Compreender os cuidados de organização e de autoajuda que poderão reduzir o risco de reações extremas de stress;
Identificar o que fazer e o que evitar durante e após a intervenção;
Compreender o Modelo dos Primeiros Socorros para o Stress;
Conhecer o Modelo Contínuo de Stress;
Identificar as sete ações principais do modelo PSS.
Enquadramento
O curso de Formação Inicial Psicólogo Júnior faz parte integrante do Ano Profissional Júnior, estando previsto no Regulamento de Estágios da OPP - Regulamento n.º 76-A/2017.

O curso Formação Inicial Psicólogo Júnior é obrigatório, associado ao estágio profissional, sendo directamente organizado pela Ordem ou através das suas delegações regionais e está incluído na totalidade das horas referidas no Regulamento de Estágios da OPP (1600 horas).

Este curso permitirá a todos os Psicólogos Júnior, que se encontrem a realizar o seu Ano Profissional Júnior, conhecer e adotar as ferramentas necessárias que orientam a atividade profissional em Psicologia, em qualquer área de aplicação e contexto, na procura de uma prática de excelência.
Material de Apoio / Metodologias
O curso é ministrado em regime de e-learning, sendo constituído por sessões síncronas e uma componente assíncrona.

Metodologia formativa:

- Aprendizagem autónoma;
- Aprendizagem colaborativa;
- Acompanhamento contínuo;
- Atividades práticas.

Cada módulo tem associado uma carga horária para as sessões síncronas (sessões online em sala de aula virtual), nas quais os formandos terão oportunidade de trabalhar, de um modo dinâmico e prático, os temas abordados na componente assíncrona.

A componente assíncrona (a realizar na plataforma Moodle) corresponde à carga horária dedicada à autoaprendizagem para conhecimento dos conceitos-chave subjacentes às temáticas abordadas no curso, à realização de actividades como a visualização e estudo dos conteúdos multimédia, participação em fóruns temáticos, elaboração de trabalhos individuais e de grupo e a realização do teste de avaliação sumativa de cada módulo.

Mais informações em > Página da Ordem > https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/estagios/curso.
Conteúdos programáticos
Módulo 0 – Acolhimento e Integração à OPP para os Psicólogos Júnior (2h)
Módulo 1 – Identidade e Desenvolvimento Profissional (12h)
Módulo 2 – Ética e Deontologia Profissional do Psicólogo (24h)
Módulo 3 – Projectos Profissionais em Psicologia (52)
Módulo 4 – Primeiros Socorros Psicológicos (18h)

Carga Horária - 108 horas

Observações

Consulte todas as informações sobre o curso e a planificação das edições na página da Ordem em - https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/estagios/curso.

As inscrições são abertas de forma gradual e sucessiva, de acordo com a planificação disponível na página da Ordem - https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/estagios/curso (Datas/ horário), sendo que a mesma está em constante actualização.

O número de vagas no portal, refere-se às vagas para a(s) edição(ões) com inscrições abertas, sendo que as mesmas são preenchidas após o encerramento das inscrições e depois de aplicados os critérios de seriação.