Saltar para o conteúdo principal da página

Equipas De Alto Desempenho

  30h

Objectives
Definir e caracterizar o que são equipas de alto desempenho e os contextos de actuação
Identificar, definir e intervir sobre as condições iniciais necessárias ao bom funcionamento das equipas de alto desempenho
Identificar e intervir sobre os comportamentos que contribuem para o bom funcionamento destas equipas
Identificar e intervir sobre os afectos e motivações que contribuem para o bom funcionamento destas equipas
Identificar e intervir sobre os aspectos cognições que contribuem para o bom funcionamento destas equipas
Identificar e intervir sobre os principais indicadores de eficácia em equipas de alto desempenho
Identificar e intervir sobre as estratégias e o planeamento de sucessão em equipa de alto desempenho
Guidelines
Pedro Almeida (Autoria)
Doutorado em Psicologia pela UNED Espanha, Mestre em Psicologia do Desporto pela Universidade do Minho, e Licenciado em Psicologia Social e das Organizações pelo ISPA – Instituto Universitário. Professor Auxiliar no ISPA – Instituto Universitário. Coordenador do Departamento de Psicologia do Sport Lisboa e Benfica.

Pedro Quinteiro (Autoria)
Doutorado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Mestrado em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho, e das Organizações pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, e Licenciatura em ciências psicológicas pela mesma instituição. Atualmente é investigador pós-doutorado no William James Center for Research (ISPA – Instituto Universitário).

Duarte Pimentel (Autoria)
Doutorado em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade dos Açores, Mestrado em Psicologia Social e das Organizações pelo ISPA – Instituto Universitário, e Licenciatura em ciências psicológicas pela mesma instituição. Atualmente é gestor de ciência e tecnologia no William James Center for Research (ISPA – Instituto Universitário).
Support Material / Methodologies
O curso será realizado totalmente a distância, devendo os formandos acompanhar e completar os recursos pedagógicos disponibilizados. A este período formativo estão associadas 30 horas de formação, num horário flexível e ajustado à sua disponibilidade, sendo que 10 destas horas realizar-se-ão em sessões síncronas. Para participar basta que tenha acesso a um computador com internet.

As actividades a realizar passam pelo estudo dos conteúdos multimédia, pela realização de exercícios que são propostos ao longo do conteúdo e participação nas três sessões síncronas. Nestas sessões síncronas serão desenvolvidos exercícios experienciais de equipa que permitam aplicar os conteúdos do curso e feita uma análise e discussão de casos práticos fornecidos pelos formandos

Esta metodologia formativa, assente numa variedade de actividades que enriquecem a experiência formativa e facilitam o processo de aprendizagem, baseia-se nos seguintes vectores:

- Aprendizagem autónoma, onde o formando constrói o seu conhecimento e reflecte sobre as aprendizagens e objectivos consolidados.
- Aprendizagem colaborativa, através da partilha e troca de experiências entre o grupo (formandos/formadores/tutores).
- Acompanhamento contínuo, a partir de um modelo sequencial de formação, mas também através da presença contínua dos formadores/tutores que acompanham o processo de aprendizagem.
- Actividades práticas, tais como a realização de exercícios

O limite máximo de faltas permitido por acção de formação é de 10% do número total de horas de formação síncrona estipuladas no cronograma da formação; ultrapassado o limite indicado de faltas é determinada falta de aproveitamento e consequente cessação da relação contratual por incumprimento.
Programmatic content
Módulo 0 - Introdução geral ao curso (1h)
- Apresentação dos objectivos e estrutura do curso

Módulo 1 - Apresentação do curso e criação de dinâmica de grupo [Sessão Síncrona] (2h)
- Apresentação dos participantes e formadores
- Apresentação do curso
- Preparação da componente assíncrona no curso
- Actividades de "team building" em formato digita

Módulo 2 - O que são Equipas de Alto de Desempenho, Contextos de Actuação e Condições Iniciais Necessárias ao Bom Funcionamento das Equipas de Alto Desempenho (5h)
- Definições e Contextos de Aplicação
- Modelos de Causalidade
- Modelos de Desenvolvimento das Equipas
- Características que Conduzem à Eficácia de Equipas

Módulo 3 - Comportamentos que Contribuem para o Bom Funcionamento das Equipas (2h)
- Comunicação
- Liderança
- Negociação e Gestão de Conflitos

Módulo 4 - Afectos e Motivações que Contribuem para o Bom Funcionamento das Equipas (3h)
- Confiança
- Coesão
- Regulação Emocional
- Contágio Emocional

Módulo 5 - Aspectos Cognitivos que Contribuem para o Bom Funcionamento das Equipas (4h)
. Tomada de Decisão e Pensamento
- Memória de Grupo

Módulo 6 - Indicadores de Eficácia em Equipas de Alto Desempenho (3h)
- Desempenho
- Viabilidade
- Potencial
- Satisfação
- Eficácia Colectiva

Módulo 7 - Estratégias e Planeamento de Sucessão em Equipa de Alto Desempenho (2h)
- Definição do Conceito
- Custos e Vantagens de Planear a Sucessão
- Resistências à Criação de um Plano de Sucessão nas Equipas
- Tipologias de Planeamento de Sucessão
- Modelos Aplicados de Planeamento de Sucessão

Módulo 8 - Mobilização e aplicação dos conhecimentos adquiridos em exercícios e casos práticos [Sessão Síncrona] (8h)
- Exercícios experienciais de equipa
- Análise e discussão de casos práticos
Areas of Expertise and Credits
Este curso está acreditado para as Áreas de Formação/Especialidades Gerais da Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e Psicologia da Educação, assim como para a Especialidade Avançada de Psicologia do Desporto.
Número de créditos: 15