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Crianças E Jovens Em Perigo – Avaliação E Intervenção

  30h

Objetivos
Dotar os participantes de conhecimentos sobre a criança e o jovem em perigo e de ferramentas sobre metodologias de avaliação e intervenção, com marcos teóricos definidos e efectuando o respectivo enquadramento jurídico, nacional.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Caracterizar a evolução do conceito e estatuto da criança ao longo dos séculos, identificando os principais dados epidemiológicos nacionais relacionados com crianças e jovens em perigo
Identificar as principais tipologias de maus-tratos, seus sinais, sintomas e eventual impacto psicológico na criança e jovem
Reconhecer o modelo bio-ecológico como enquadramento teórico para avaliação de crianças e jovens em perigo, conhecendo ainda alguns modelos de avaliação e intervenção nas situações de risco/perigo
Conhecer métodos e técnicas de avaliação da criança e sua família e reflectir sobre princípios éticos e deontológicos subjacentes
Identificar e caracterizar as principais disposições Legais e Sistema de Promoção dos Direitos e Protecção da Criança e Jovem em Perigo
Enquadramento
Joana Cerdeira (Autoria)
Psicóloga no Sistema de Protecção à Infância e Juventude desde 2006 (quer no âmbito de Processos de Promoção e Protecção instaurados em CPCJ quer de Processos Judiciais);
Mestranda em Protecção e Direitos da Criança pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto – FPCEUP (na conclusão de dissertação);
Investigadora no Grupo de Investigação e Intervenção em Acolhimento e Adopção da FPCEUP;
Membro do Grupo de Trabalho da Ordem dos Psicólogos Portugueses sobre o Papel do Psicólogo em Acolhimento Residencial;
Participou em múltiplas acções de formação (como formanda e formadora) sobre crianças e jovens em perigo e respectiva avaliação e intervenção.
Material de Apoio / Metodologias
O curso será realizado totalmente a distância, devendo os formandos acompanhar e completar os recursos pedagógicos disponibilizados. As 30 horas de formação ocorrerão num horário flexível e ajustado à sua disponibilidade. Para participar basta que tenha acesso a um computador com internet.

As actividades a realizar passam pelo estudo dos conteúdos multimédia, pela realização da avaliação sumativa no final de cada módulo e participação nas sessões síncronas.

Esta metodologia formativa, assente numa variedade de actividades que enriquecem a experiência formativa e facilitam o processo de aprendizagem, baseia-se nos seguintes vectores:
- Aprendizagem autónoma, onde o formando constrói o seu conhecimento e reflecte sobre as aprendizagens e objectivos consolidados.
- Aprendizagem colaborativa, através da partilha e troca de experiências entre o grupo (formandos/formadores/tutores).
- Acompanhamento contínuo, a partir de um modelo sequencial de formação, mas também através da presença contínua dos formadores/tutores que acompanham o processo de aprendizagem.
- Actividades práticas, tais como a realização de exercícios.

O limite máximo de faltas permitido por acção de formação é de 10% do número total de horas de formação síncrona estipuladas no cronograma da formação; ultrapassado o limite indicado de faltas é determinada falta de aproveitamento e consequente cessação da relação contratual por incumprimento.
Conteúdos programáticos
Módulo 0 - Introdução ao Curso (1h)
- Apresentação dos objectivos e estrutura do curso

Módulo 1 - Evolução do Estatuto da Criança e Aspectos Epidemiológicos do Perigo (2h)
- Evolução histórica do conceito e estatuto da criança
- Aspectos epidemiológicos da criança e jovem em perigo

Módulo 2 - Tipologias de perigo, Enquadramento teórico e Modelos de avaliação e intervenção (10h)
- Principais tipologias de perigo, sinais e sintomas e impacto psicológico na criança e jovem
- Modelo bio-ecológico de desenvolvimento humana
- Modelos de avaliação e intervenção nas situações de risco/perigo da criança e jovem
- Factores de risco e de protecção
- Métodos e técnicas de avaliação de risco/perigo na infância e juventude
- Ética e deontologia na avaliação e intervenção com crianças e famílias

Módulo 3 - Disposições legais e sistema de promoção dos direitos e protecção da criança e jovem em perigo (7h)
- Enquadramento legal nacional e actuação para a protecção da infância e juventude
- Intervenção tutelar educativa

Módulo 4 - Modelos e técnicas para sinalização e avaliação diagnóstica de crianças e jovens em perigo [Sessões Síncronas] (10h)
- A prática de alguns métodos e técnicas identificados
- O processo de sinalização de crianças e jovens em perigo
- Exercícios práticos
Áreas de especialidade e Créditos
Este curso está acreditado para as Áreas de Formação/Especialidades Gerais da Psicologia Clinica e da Saúde e Psicologia da Educação, assim como para as Especialidades Avançadas da Psicologia da Justiça, da Intervenção Precoce e da Comunitária.
Número de créditos: 15