Objetivos
Promover o aumento de conhecimentos em matéria de promoção da utilização saudável das tecnologias, tendo como base de referência as mais recentes investigações e orientações teóricas nesta áreaPromover competências de delineamento, desenvolvimento e avaliação de projectos na área da Gestão Saudável das Tecnologias, a partir de experiências concretas de intervenção a este nível
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Compreender o enquadramento teórico e conceptual relativo à área dos comportamentos e dependências online
Caracterizar o panorama nacional e mundial em matéria de comportamentos online, a partir da apresentação de estudos
Equacionar as potencialidades das tecnologias e da internet, bem como os seus riscos e possíveis consequências de uma utilização não adequada
Caracterizar as preferências online e os perfis de uso relativo ao jogo online e também às redes sociais, com base em projectos de investigação existentes
Identificar factores de risco associados ao uso excessivo da tecnologia e da internet
Compreender o fenómeno das dependências online e comorbilidades associadas
Enquadrar a gestão saudável dos cibercomportamentos no contexto mais alargado da Promoção da Saúde e da Prevenção
Identificar e reflectir sobre as áreas centrais no domínio das Tecnologias e da Internet
Elaborar um conjunto de orientações fundamentais na intervenção com crianças, jovens e famílias
Reflectir sobre projectos concretos de intervenção na área das tecnologias e da internet em contexto socioeducativo e comunitário
Contactar e explorar instrumentos psicoeducativos enquanto possíveis ferramentas de base para intervenções psicológicas de natureza preventiva
Promover competências específicas para o delineamento de projectos de intervenção no que diz respeito aos comportamentos online
Enquadramento
Ivone Martins Patrão (Autoria)Psicóloga Clínica e da Saúde, com Mestrado e Doutoramento em Psicologia da Saúde (ISPA-Instituto Universitário). Terapeuta Familiar e de Casal (SPTF). Desenvolveu durante 20 anos intervenção clínica no Serviço Nacional de Saúde, com crianças, jovens e famílias. Docente e investigadora (ISPA- Instituto Universitário; Applied Psychology Research Center Capabilities and Inclusion (APPsyCI), com publicação de vários artigos científicos e livros. Coordenadora do Projecto #GeraçãoCordão - comportamentos e dependências online. Coordenadora do livro: Intervenção em Ciberpsicologia. Co-Autora do Jogo: MISSÃO 2050 – Promoção do uso saudável das tecnologias e do livro "Promoção do uso saudável das tecnologias - Uma viagem pelo mundo dos comportamentos e dependências online".
Pedro Aires Fernandes (Autoria)
Psicólogo Educacional, com Mestrado em Psicologia Educacional (ISPA-Instituto Universitário). Técnico Superior na Câmara Municipal de Odivelas, sendo Gestor Técnico do Plano Estratégico Concelhio de Prevenção das Toxicodependências desde 2006. Formador e Coach certificado pela ICC. Formando na Especialização Avançada em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela APTCCI. Desenvolve atividade privada em consultório com crianças, adolescentes e famílias. Autor de diversas formações, comunicações e publicações na área da Gestão Saudável das Tecnologias. Co-Autor do Jogo: MISSÃO 2050 – Promoção do uso saudável das tecnologias e do livro "Promoção do uso saudável das tecnologias - Uma viagem pelo mundo dos comportamentos e dependências online".
Material de Apoio / Metodologias
O curso será realizado totalmente a distância, devendo os formandos acompanhar e completar os recursos pedagógicos disponibilizados. A este período formativo estão associadas 40 horas de formação, num horário flexível e ajustado à sua disponibilidade, constituído por sessões assíncronas e síncronas. Para participar basta que tenha acesso a um computador com internet.As actividades a realizar passam pelo estudo dos conteúdos multimédia, pela realização de exercícios que são propostos ao longo do conteúdo e participação nas sessões síncronas.
Esta metodologia formativa, assente numa variedade de actividades que enriquecem a experiência formativa e facilitam o processo de aprendizagem, baseia-se nos seguintes vectores:
- Aprendizagem autónoma, onde o formando constrói o seu conhecimento e reflecte sobre as aprendizagens e objectivos consolidados.
- Aprendizagem colaborativa, através da partilha e troca de experiências entre o grupo (formandos/formadores/tutores), bem como partilha de opiniões relativamente aos casos discutidos.
- Acompanhamento contínuo, a partir de um modelo sequencial de formação, mas também através da presença contínua dos formadores/tutores que acompanham o processo de aprendizagem.
- Aprendizagem activa com a realização de exercícios teórico-práticos e a análise e reflexão crítica sobre artigo(s) científico(s)
O limite máximo de faltas permitido por acção de formação é de 10% do número total de horas de formação síncrona estipuladas no cronograma da formação; ultrapassado o limite indicado de faltas é determinada falta de aproveitamento e consequente cessação da relação contratual por incumprimento.
Conteúdos programáticos
Módulo 0 – Introdução ao curso (1h)- Apresentação dos objectivos e estrutura do curso
Módulo 1 - Auto regulação, comportamentos online e uso excessivo (5h)
- Auto-regulação: das emoções e dos comportamentos ao longo do desenvolvimento
- Comportamentos online vs offline
- As diferenças entre: uso excessivo, uso problemático e dependência online
- Prevalência – Internacional e nacional
1ª Sessão Síncrona (4h)
- Aborda temas dos módulos 1, 2 e parte do 3
Módulo 2 - Dependências Online: Factores associados (6h)
- As preferências online das crianças e dos jovens
- Perfis de uso: jogo online e redes sociais
- Factores de risco para o uso excessivo da tecnologia
- Co-morbilidades e as dependências online
Módulo 3 - Promoção do uso saudável das tecnologias (5h)
- Promoção da saúde, prevenção e gestão do comportamento online
- As áreas temáticas fundamentais na intervenção: Regras sobre o uso e acesso às TIC; Literacia e cidadania digital; Segurança online; Socialização digital
- Orientações para a promoção de comportamentos online saudáveis e seguros: em crianças
- Orientações para a promoção de comportamentos online saudáveis e seguros: em jovens
2ª Sessão Síncrona (4h)
- Aborda temas dos módulos 3 (parcial) e 4
Módulo 4 - Projectos de intervenção – na família, na escola e na comunidade (13h)
- Metodologia de projecto: conceptualização, desenvolvimento e avaliação
- Aplicação da metodologia de projecto à gestão do uso das tecnologias
- Uso e abuso das tecnologias: exemplos de projectos de intervenção em diferentes contextos
- Ferramentas práticas para aplicar nos contextos educativo, familiar e sociocomunitário
3ª Sessão Síncrona (2h)
- Apresentação de trabalhos e avaliação final do curso
Áreas de especialidade e Créditos
Este curso está acreditado para as Áreas de Formação/Especialidades Gerais da Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações.Número de créditos: 20