Objetivos
Promover o conhecimento dos pressupostos teóricos-metodológicos subjacentes à prática de consultoria em contexto escolar.Promover crenças e atitudes profissionais favoráveis à implementação de serviços indiretos de psicologia escolar.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Compreender o papel do psicólogo enquanto consultor no espaço escolar;
Diferenciar a consultoria de outros papéis e funções profissionais;
Identificar as competências associadas a um consultor eficaz;
Compreender o racional subjacente à adoção de serviços indiretos e de consultoria em particular;
Contextualizar a consultoria nos modelos de intervenção em psicologia escolar;
Aprofundar a relação entre a consultoria e a prevenção;
Conhecer as etapas do processo de consultoria, os objetivos e as atividades subjacentes a cada etapa;
Explorar algumas das especificidades da prática de consultoria com diferentes interlocutores.
Enquadramento
Sofia Mendes (Autoria)Doutorada em Psicologia, na área científica Educação e Desenvolvimento, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação versam a prática profissional da psicologia escolar, área em que exerceu atividade entre 2006 e 2011. Foi bolseira FCT e da FLAD, o que lhe permitiu realizar parte da sua formação na Universidade da Carolina do Norte - Chapel Hill e na Universidade Estatal do Texas. Tem participado como oradora em diversos eventos nacionais e internacionais discutindo o exercício profissional da psicologia escolar em Portugal. O seu trabalho de investigação tem sido publicado em revistas nacionais e internacionais. Atualmente é psicóloga no Agrupamento de Escolas de Gaia Nascente, membro do Conselho de Especialidades de Psicologia da Educação e do Grupo de Trabalho em Intervenção Psicológica em Contexto Escolar da OPP, e co-chair do Comité de Ética da Associação Internacional de Psicologia Escolar.
Material de Apoio / Metodologias
O curso será realizado totalmente a distância, devendo os formandos acompanhar e completar os recursos pedagógicos disponibilizados. A este período formativo estão associadas 30 horas de formação, num horário flexível e ajustado à sua disponibilidade, constituído por sessões assíncronas e síncronas. Para participar basta que tenha acesso a um computador com internet.As actividades a realizar passam pelo estudo dos conteúdos multimédia, pela realização de exercícios que são propostos ao longo do conteúdo e participação nas sessões síncronas.
Esta metodologia formativa, assente numa variedade de actividades que enriquecem a experiência formativa e facilitam o processo de aprendizagem, baseia-se nos seguintes vectores:
- Aprendizagem autónoma, onde o formando constrói o seu conhecimento e reflecte sobre as aprendizagens e objectivos consolidados.
- Aprendizagem colaborativa, através da partilha e troca de experiências entre o grupo (formandos/formadores/tutores), bem como partilha de opiniões relativamente aos casos discutidos.
- Acompanhamento contínuo, a partir de um modelo sequencial de formação, mas também através da presença contínua dos formadores/tutores que acompanham o processo de aprendizagem.
- Aprendizagem activa com a realização de exercícios teórico-práticos e a análise e reflexão crítica sobre artigo(s) científico(s)
O limite máximo de faltas permitido por acção de formação é de 10% do número total de horas de formação síncrona estipuladas no cronograma da formação; ultrapassado o limite indicado de faltas é determinada falta de aproveitamento e consequente cessação da relação contratual por incumprimento.
Conteúdos programáticos
Módulo 0 - Introdução ao Curso (1h)- Apresentação dos objectivos e estrutura do curso
Sessão Síncrona (3h)
- Conhecimento dos formados, compreensão das suas expectativas e motivações;
- Revisão geral dos objetivos e conteúdos programáticos da formação;
- Clarificação sobre a metodologia de trabalho e avaliação a implementar;
- Esclarecimento de dúvidas.
Módulo 1 - Introdução e Conceitos Gerais em Consultoria (4h)
- Compreender o papel do psicólogo enquanto consultor no espaço escolar.
- Diferenciar a consultoria de outros papéis e funções profissionais.
- Identificar as competências associadas a um consultor eficaz.
Módulo 2 - Modelos de Intervenção em Psicologia Escolar e Práticas de Consultoria (5h)
- Compreender o racional subjacente à adopção de serviços indirectos e de consultoria em particular.
- Contextualizar a consultoria nos modelos de intervenção em psicologia escolar.
- Aprofundar a relação entre a consultoria e a prevenção.
Módulo 3 - Etapas do Processo de Consultoria (5h)
- Conhecer as etapas do processo de consultoria, os objetivos e as atividades subjacentes a cada etapa.
Módulo 4 - Consultoria em Contexto Escolar e Potenciais Consulentes (5h)
- Explorar algumas das especificidades da prática de consultoria com diferentes interlocutores
Sessões Síncronas (7h)
- Apresentação e discussão do portfólio pessoal de trabalhos realizados
- Avaliação da formação: satisfação geral, aprendizagens realizadas, competências adquiridas, e resultados alcançados.
Áreas de especialidade e Créditos
Este curso está acreditado para as Áreas de Formação/Especialidades Gerais da Psicologia da Educação.Número de créditos: 15